Com 99,9% de chance de classificação, o Vitória está a caprichos matemáticos de carimbar a sua volta à Série A. Feito que Sport, Atlético-GO, Criciúma, Juventude e Vila Nova também buscam alcançar, em uma espera que, se para uns pode ter sido curta, para outros já ultrapassa mais de dez anos. Dos clubes com chance matemática, apenas Novorizontino e Mirassol seriam estreantes em 2024.
Vitória (disputou última Série A em 2018)
Líder nas últimas 11 rodadas, o Vitória tem tudo para sacramentar o acesso matemático já na próxima rodada. O que seria o auge de uma trajetória de recuperação no cenário nacional.
Rebaixado em 2018, o Rubro-negro fez campanhas modestas na Série B de 2019 e 2020 até ser rebaixado para a Série C em 2021. Na Terceirona, o Leão da Barra correu o risco de sequer passar para a segunda fase, mas não só conseguiu como conquistou o acesso.
De volta a Série B este ano, faz uma campanha quase irretocável, figurando no G-4 em 32 das 34 rodadas.
Sport (disputou última Série A em 2021)
Já o Leão pernambucano está há apenas dois anos na Série B, após ser rebaixado em 2021. No ano passado, flertou com a briga pelo acesso, mas não conseguiu furar o G-4 mais consolidado de todos os tempos com Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia.
Este ano, o Sport ficou entre os quatro melhores em 24 rodadas e nas últimas seis vem ocupando o segundo lugar na classificação.
Atlético-GO (disputou última Série A no ano passado)
Caso consiga o acesso, o Atlético-GO terá feito o chamado “bate-volta” uma vez que foi rebaixado no ano passado. Será a primeira vez que o Dragão conseguirá o feito.
Após a queda para a Série B em 2012, o retorno só ocorreu após cinco anos. E depois da queda de 2017, foram mais duas temporadas até voltar à Série A.
Criciúma (disputou última Série A em 2014)
Na sua história, o Criciúma esteve na Série A em 14 oportunidades. A última há nove anos.
Nesse período longe do andar de cima do futebol brasileiro, o Tigre chegou a disputar a Série C em 2020 e 2021 (com direito a risco de rebaixamento para a D no primeiro ano) e também a segunda divisão catarinense, no ano passado.
Juventude (disputou última Série A no ano passado)
Outro que pode fazer o “bate-volta”, assim como o Atlético-GO. Isso porque o Juventude foi rebaixado no ano passado, quando terminou na lanterna do campeonato.
A classificação também representará a 20ª participação do Juventude na Série A, onde teve presenças constantes nos anos 90 e início dos anos 2000.
Guarani (disputou última Série A em 2010)
Campeão brasileiro em 1978, o Guarani já acumula 13 anos fora da Série A. Nesse recorte chegou a disputar a Série C de 2013 a 2016, quando conseguiu retornar à Série B.
Desde então, a temporada em que o Bugre esteve mais próximo de retornar à elite foi em 2021, quando terminou em sexto lugar, a quatro pontos do G-4.
Vila Nova (disputou última Série A em 1985)
Dos times que já disputaram a Série A, o que está há mais tempo ausente, de longe, é o Vila Nova. Lá se vão 38 anos desde a última presença em um Campeonato Brasileiro bem diferente do atual, com os campeonatos estaduais servindo de classificatório.
Para se ter uma ideia, o Brasileirão de 1985 contou com 44 times, com o Vila terminando no 28º lugar. Os pontos corridos só seriam adotados em 2003.