Durante a CRUZEX 2024, alguns aviões atraíram grande atenção dos entusiastas presentes. Além dos modernos F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), os F-15 da Guarda Aérea Nacional da Louisiana também figuraram entre os destaques do evento, especialmente entre os spotters e a imprensa especializada. 

Entre os seis F-15C enviados à Base Aérea de Natal, um chamou atenção especial: a aeronave de cauda 85-0102. Ela se destacou não apenas por seu esquema de pintura único, mas principalmente pelas três kill marks pintadas logo abaixo do cockpit em sua fuselagem esquerda, simbolizando vitórias aéreas. 

Operação Tempestade no Deserto: as origens das vitórias 

Os abates atribuídos ao F-15C 85-0102 ocorreram durante a Operação Tempestade no Deserto, iniciada em janeiro de 1991. Essa operação, liderada pelos Estados Unidos e países europeus, tinha como objetivo libertar o Kuwait, ocupado pelas forças iraquianas meses antes. 

Como parte da coalizão, 96 aeronaves F-15 foram enviadas para bases na Arábia Saudita, incluindo o F-15C 85-0102, então pertencente ao 58º Esquadrão de Caça (58th TFS), da 33ª Ala de Caça Tática (33rd TFW), sediada na Base Aérea de Eglin, Flórida. 

Convocado em agosto de 1990, o 58º TFS inicialmente participou da Operação Escudo do Deserto, focada na defesa e dissuasão. Quando as negociações com o Iraque fracassaram, a coalizão iniciou a ofensiva em 17 de janeiro de 1991. Nos primeiros dias, a Força Aérea Iraquiana perdeu 17 aeronaves em combate ar-ar, enquanto a coalizão sofreu apenas uma perda do tipo. 

Missões BARCAP e o primeiro abate 

Em 29 de janeiro de 1991, com a Força Aérea Iraquiana tentando exilar caças no Irã para evitar sua destruição, a coalizão intensificou as missões BARCAP (Barrier Combat Air Patrol). Foi durante uma dessas patrulhas que o Capt. Dave “Rose” Logger, pilotando o F-15C 85-0102 com o código de chamada “CHEVRON 17”, interceptou e abateu um Mig-23 iraquiano com um míssil AIM-7 Sparrow, sob orientação de um E-3 Sentry. Esse foi o primeiro abate registrado na fuselagem da aeronave. 

Duas vitórias em um único dia 

Em 7 de fevereiro de 1991, o F-15C 85-0102 foi novamente protagonista. Sob o comando do Capt. Anthony “ET” Murphy, com o indicativo “CHEVRON 22”, a aeronave participou de uma missão ao lado do Coronel Rick Parsons, líder da 33ª TFW, que pilotava o F-15C 84-0124 (“CHEVRON 21”). Durante a perseguição a um grupo de caças iraquianos, Murphy abateu dois Sukhoi Su-22 com mísseis AIM-7 Sparrow, enquanto Parsons derrubou um Su-7 com um AIM-9 Sidewinder. 

Entretanto, relatos indicam que o abate de Parsons pode não ter sido confirmado. Dados pós-ação sugerem que as três vitórias atribuídas ao F-15C 85-0102 poderiam, na verdade, incluir uma quarta vitória não oficial, reforçando o status lendário da aeronave. 

File written by Adobe Photoshop¨ 4.0

Um legado duradouro 

Após a Guerra do Golfo, o F-15C 85-0102 continuou servindo na 33ª TFW até a transição para os F-35, em 2008. Desde então, foi transferido para o 159º Esquadrão de Caça da Guarda Aérea Nacional da Louisiana, onde permanece em operação. 

Hoje, o F-15C 85-0102 exibe orgulhosamente suas três estrelas de vitória, com detalhes das aeronaves abatidas e uma arte especial chamada “Gulf Spirit”, que celebra suas conquistas e sua conexão com o estado da Louisiana. 

Futuro e preservação histórica 

Com a aproximação do fim da vida útil dos F-15C, é esperado que o 85-0102 seja preservado em um museu nos Estados Unidos, como aconteceu recentemente com outra aeronave histórica da mesma classe. 

Artigo elaborado com a contribuição de Vinicius Modolo Teixeira, Doutor em Geografia Humana, Professor de Geopolítica e piloto privado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!