Secretário de Estado americano desembarca em Tel Aviv com o objetivo de evitar uma guerra mais ampla na região
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, desembarcou em Israel, nesta quinta-feira (12), em uma missão no Oriente Médio para evitar o início de uma guerra mais ampla após ataque a Israel praticado pelo grupo terrorista Hamas.
Em uma demonstração de solidariedade ao aliado mais próximo a Washington no Oriente Médio, Blinken se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para discutir o apoio militar fornecido pelos EUA.
“Apoiamos vocês hoje, amanhã e iremos apoiá-los todos os dias que vierem”, disse Blinken ao aterrissar em Tel Aviv.
Os Estados Unidos já forneceram ajuda militar adicional a Israel desde o início do novo conflito. O presidente Joe Biden pediu a Israel, no entanto, que respeite “as leis da guerra” em Gaza.
Blinken pretende trabalhar com aliados regionais para tentar garantir a libertação de mais de cem pessoas que o Hamas mantém como reféns, algumas das quais podem ser cidadãos americanos.
Pelo menos 14 americanos foram mortos durante o ataque do Hamas no sábado (7), disse o presidente Joe Biden na terça-feira (10).
“O secretário Blinken tem se concentrado intensamente em apoiar Israel, deixando claro que as partes hostis a Israel não devem tirar proveito dessa situação e trabalhando pela libertação de todos os reféns mantidos em Gaza”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Nesta sexta-feira (13), Blinken se reunirá com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e com o rei da Jordânia, Abdullah 2º, na Jordânia.