O outono de 2025 começou na última quinta-feira (20), com temperaturas acima da média histórica em grande parte do Brasil e chuvas abaixo do esperado em várias áreas do Centro-Sul, conforme indicaram o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Para esta semana, a previsão é de que o sol continue aparecendo entre nuvens, após um domingo chuvoso. Na segunda, terça e quarta-feira, as chuvas devem ocorrer no final da tarde e início da noite. Na terça-feira, a chuva será rápida e restrita à noite, cenário que se manterá até sexta-feira.

No entanto, até junho, quando o inverno começa, as chuvas tendem a ser mais escassas, especialmente no interior do Brasil, com destaque para o semiárido nordestino. Esse período também marcará a transição do La Niña para condições neutras no Pacífico, com 66% de probabilidade de neutralidade entre março e maio de 2025. Na Região Norte, as chuvas serão acima da média no centro-norte, enquanto o sul da região registrará precipitações “próximas ou abaixo da média”. As temperaturas no sudeste do Pará e oeste do Tocantins podem ficar “1 a 2ºC acima da média”.

Para o Nordeste, as condições serão desfavoráveis para chuvas no centro-sul, mas no norte da região, as chuvas deverão ser mais regulares, com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deslocada mais para o sul.

O Centro-Oeste experimentará “chuvas abaixo da média histórica”, algo comum a partir de abril, mês que marca a transição entre os períodos chuvoso e seco da região. As temperaturas estarão acima da média em todos os Estados. No Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo da média histórica, embora possam ocorrer “eventos de chuvas intensas na porção leste, devido à passagem de sistemas frontais sobre o oceano”. As temperaturas estarão acima da média, com possíveis quedas pontuais causadas por “incursões de massas de ar frio”, principalmente em regiões de maior altitude.

A Região Sul enfrentará “condições desfavoráveis para chuvas”, especialmente no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No entanto, no centro-sul do Rio Grande do Sul, as chuvas podem ser “próximas ou acima da média”. Segundo a Climatempo, a previsão para segunda-feira é de sol com aumento de nuvens pela manhã, e pancadas de chuva à tarde, com temperatura máxima de 32°C. Na terça-feira, o sol também aparecerá entre nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite, e temperatura máxima de 31°C. Na quarta-feira, o sol será predominante, com chuvas rápidas à noite e temperatura máxima de 27°C. Na quinta-feira, o sol brilhará o dia inteiro, com chuvas rápidas apenas à noite. Já na sexta-feira, o sol permanecerá firme e seguirá por todo o final de semana.

4o mini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!