Laura Fernández de direita é eleita presidente da Costa Rica

Candidata de direita prometeu dar continuidade às políticas de segurança de Rodrigo Chávez, atual mandatário do país

San José, Costa Rica – 2 de fevereiro de 2026 — A política conservadora Laura Fernández Delgado, de 39 anos, foi eleita presidente da Costa Rica nas eleições gerais realizadas no domingo (1º), segundo resultados preliminares oficiais divulgados pelo Tribunal Supremo de Eleições (TSE) e confirmados por agências internacionais de notícias.

Com cerca de 48,3 % dos votos válidos, Fernández superou o mínimo de 40 % exigido para vencer no primeiro turno, evitando a realização de um segundo turno eleitoral. Seu principal rival, Álvaro Ramos, do Partido Libertação Nacional, obteve cerca de 33 % dos votos.

Quem é Laura Fernández?

Fernández foi ministra e chefe de gabinete do atual presidente Rodrigo Chaves Robles e era considerada sua sucessora política. Sua campanha foi amplamente marcada por propostas de segurança pública rigorosa, em meio a uma forte preocupação nacional com o aumento da violência e do crime organizado no país.

O que sua vitória representa?

A eleição de Fernández representa uma continuidade das políticas do governo anterior, com forte foco em segurança interna, desafios econômicos e reformas institucionais. Sua eleição também sinaliza um momento de mudança política no país, com alguns observadores apontando para uma virada à direita em um contexto regional latino-americano.

💬 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!