José Enrique Jerí Oré, advogado de 38 anos, assumiu a presidência interina do Peru em 10 de outubro de 2025, após a destituição da então presidente Dina Boluarte pelo Congresso Nacional. Ele era presidente do Legislativo desde julho de 2025 e, conforme a Constituição peruana, assumiu o cargo de chefe de Estado por sucessão constitucional, já que Boluarte não possuía vice-presidente.

A destituição de Boluarte ocorreu após uma votação expressiva de 122 votos a favor, 8 contra e 0 abstenções, com base na alegação de “incapacidade moral permanente” devido ao aumento da criminalidade no país. Boluarte não compareceu à sessão para se defender, o que acelerou o processo de vacância.
Jerí, membro do partido de centro-direita Somos Perú, iniciou sua carreira política como suplente em 2021, após a inabilitação do então eleito Martín Vizcarra. Ele foi eleito presidente do Congresso em julho de 2025 e, após a destituição de Boluarte, assumiu a presidência interina até as eleições gerais previstas para abril de 2026.
Durante sua trajetória política, Jerí enfrentou controvérsias, incluindo acusações de abuso sexual, enriquecimento ilícito e suborno. Em janeiro de 2025, foi formalmente acusado de abuso sexual após um incidente em uma festa de Réveillon em Canta. O caso foi arquivado em agosto de 2025 por falta de provas suficientes. Além disso, foi acusado de enriquecimento ilícito e de receber um suborno de S/ 150 mil sóis de uma empresária em 2023, acusações que ele negou.