O Irã deu início a uma ofensiva sem precedentes contra Israel neste fim de semana, maior parte dos armamentos lançados pelos iranianos foi interceptada antes de chegar ao território israelense
Foram lançados mais de 350 drones e mísseis contra o território israelense no último sábado (13). Em uma reunião no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) neste domingo (14), as duas partes trocaram acusações.
Irã e Israel são rivais de longa data e estão envolvidos numa guerra paralela há anos.
O Irã lançou seu ataque sem precedentes em resposta a um suposto ataque israelense ao consulado iraniano em Damasco, na Síria, em 1º de abrile.
Na ocasião, foram mortos ao menos sete funcionários, incluindo Mohammed Reza Zahedi, um comandante do alto escalão da elite da Guarda Revolucionária do Irã, e o comandante sênior Mohammad Hadi Haji Rahimi
O ataque de Teerã teve como alvo a base aérea de Nevatim, disse um oficial do exército iraniano neste domingo (14), alegando que foi deste local que o ataque de Israel ao consulado iraniano foi lançado no início de abril.
Como ocorreu o ataque?
Mais de 300 armamentos – incluindo cerca de 170 drones e mais de 120 mísseis balísticos – foram disparados no imenso ataque aéreo.
Destes, “99%” foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea de Israel e dos seus aliados, de acordo com os militares israelenses, com apenas um pequeno número chegando ao território israelense.