Sob o lema ‘Democracia sempre’, reunião entre Lula, Gustavo Petro, Pedro Sánchez, Yamandú Orsi e Gabriel Boric acontece nesta segunda-feira (21) segundo ele o objetivo do encontro é em defesa do multilateralismo e do combate à desinformação
O presidente do Chile, Gabriel Boric, recebe nesta segunda-feira (21) em Santiago seus homólogos da Espanha, Brasil, Colômbia e Uruguai para uma reunião de governantes de esquerda, em um momento de tensão entre o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente americano Donald Trump. Com o lema “Democracia sempre”, Lula, Gustavo Petro (Colômbia), Pedro Sánchez (primeiro-ministro da Espanha), Yamandú Orsi (Uruguai) e Boric terão uma jornada no Palácio de La Moneda para tratar de temas como democracia e do multilateralismo, além de temas como a desinformação.
A reunião dos governantes acontece em um momento de avanço crescente de partidos e governos de direita na Europa e na América Latina.
“Em um mundo cada vez mais polarizado, como líderes progressistas, temos o dever de agir com convicção e responsabilidade diante daqueles que pretendem enfraquecer a democracia e suas instituições”, afirmam os cinco mandatários em uma coluna publicada em alguns jornais da região. O encontro também coincide com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor unilateralmente tarifas à maioria dos países e de adotar uma política externa agressiva para resolver conflitos no mundo.