O Kremlin afirmou nesta quarta-feira (2) que a decisão do governo Trump de suspender o envio de algumas armas para a Ucrânia ajudará a acelerar o fim da guerra.
os EUA suspenderam alguns envios, incluindo mísseis de defesa aérea, após uma revisão dos gastos militares e do apoio americano a países estrangeiros.
“Pelo que entendemos, o motivo dessa decisão foram os armazéns vazios e a falta dessas armas. Mas, de qualquer forma, quanto menos armas forem fornecidas à Ucrânia, mais próximo estará o fim da operação militar especial”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres em um telefonema.
Autoridades ucranianas alegaram que os carregamentos dos EUA eram cruciais para que o país continuasse se defendendo da agressão russa.
“Seria muito estranho, desumano, suspender o fornecimento de mísseis… especialmente os sistemas Patriot, que claramente protegem a população civil da Ucrânia em larga escala”, disse Mykhailo Podolyak, assessor do Gabinete Presidencial Ucraniano.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia declarou nesta quarta-feira que qualquer atraso ou impasse na ajuda “apenas encorajaria o agressor a continuar a guerra e o terrorismo, em vez de buscar a paz”.
A Rússia rejeitou repetidamente as propostas de cessar-fogo apresentadas pelos Estados Unidos e recentemente intensificou sua campanha de ataques aéreos contra cidades ucranianas.