Estrutura

Não usar tijolos diferentes na hora de construir. Eles devem ser colocados na posição correta (cruzados) para criar uma amarração para que fiquem mais firmes.

Acabamento

Ele deve ser bom, liso, homogêneo, e deve-se evitar falhas.

Medidas

As medidas consideradas ideais estão no código de Obras de Edificações da capital. Quartos ou salas devem ter 5 metros quadrados. Essa é a garantia de que os móveis como cama e armário vão caber. Na altura, o pé direito tem que ter no mínimo 2,5 metros para ajudar na ventilação.

Para ter boa circulação de ar é preciso de 15% de abertura no ambiente. Cozinhas, copas e lavanderias precisam de menos: 10%. Se o projeto de uma construção não atender às recomendações, é barrado pela Prefeitura.

Não fazer um planejamento com cronograma e orçamento

Talvez planejar seja uma das habilidades mais difíceis, porque demanda tempo e nem todo mundo quer ter esse trabalho, mas a gente garante, se você empregar esse tempinho com um bom planejamento da sua obra, você vai colher frutos na hora da execução, dentre eles controle da obra e dos seus custos. Além disso, estabelecer datas para determinadas mudanças dá a ideia do andamento de tudo o que está sendo feito. Sente com seu arquiteto e mestre de obras e coloque tudo organizado no planejamento e cronograma. Atenção! Os prazos definidos nessa etapa devem ser reais, e pensar uma margem para atrasos e possíveis imprevistos, é fundamental. Vale também logo nessa etapa mapear e planilhar tudo que será investido, desde os materiais, pagamento da equipe, itens de decoração e mobiliário até custos como água e energia elétrica. A dica é jogar o valor total um pouco para cima, para evitar sustos no caminho e ter uma reserva.

Não comprar materiais de qualidade

O descuido com a qualidade na hora de comprar materiais para sua obra pode trazer problemas. Até porque o investimento em materiais de baixa qualidade podem trazer problemas futuros como: um imóvel de menor durabilidade, que exige reparos frequentes. Claro, que economias são importantes mas nunca comprometa a qualidade por preço. Busque sempre uma loja de confiança e fique de olho em quais produtos possuem selo de qualidade exigidos pelos órgãos fiscalizadores brasileiros.

Não legalizar a obra

Essa dica parece boba mas é fundamental: Toda obra que acontece na cidade deve ser comunicada à prefeitura, que é responsável por todos os imóveis do município. Então nem adianta pular essa etapa pois é uma simples comunicação, feita da forma correta, e que vai evitar problemas no meio da obra. Afinal você não vai querer interromper sua obra com denúncias, fiscalizações e até multas não é?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *