Conforme dados fornecidos pela MetSul, uma empresa especializada em coleta e processamento de informações meteorológicas, o Brasil será impactado por uma onda de calor proveniente das altas temperaturas geradas por uma massa de ar quente que está se formando no norte da Argentina e no Paraguai.

As temperaturas podem superar os 40ºC em algumas localidades.

Essa onda de calor afetará diferentes estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Desde a última quarta-feira (13), as temperaturas nesses locais têm oscilado e devem alcançar os 40°C nos próximos dias.

Segundo a MetSul, Mato Grosso do Sul será o estado mais impactado, especialmente em áreas próximas à fronteira com Bolívia e Paraguai, além do Pantanal. Muitas cidades do estado poderão registrar máximas de 37°C. O calor também atingirá o sudoeste de Mato Grosso e Goiás.

O Sul do Brasil enfrentará consideráveis efeitos dessa onda de calor, devido à sua proximidade com Argentina e Paraguai. Em Santa Catarina, o fenômeno persistirá até a próxima semana. Cidades próximas à fronteira argentina, no oeste e sul do estado, podem registrar máximas de 40°C.

O interior de São Paulo experimentará um gradual aumento de temperatura, podendo chegar a 40°C em algumas cidades. A chuva será escassa nos próximos dez dias, intensificando o calor acima do normal para março. Na capital paulista, as temperaturas ultrapassarão os 35°C, aproximando-se do recorde de 34,3°C para o mês de março.

No Rio de Janeiro, a capital também enfrentará tardes com calor acima de 40°C, conforme previsto pela MetSul. Em Minas Gerais, a redução significativa da chuva intensificará o calor em muitas áreas, deixando o clima seco entre as regiões central e norte do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *