Sendo atualmente o segundo maior produtor do mundo, país destaca-se pela grande diversidade energética e a crescente participação dos biocombustíveis.

O dia 10 de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Biodiesel. O dia foi escolhido porque, em 10 de agosto de 1893, em Augsburg, na Alemanha, Rudolf Diesel colocou para funcionar pela primeira vez a sua criação, o motor a combustão movido a óleo de amendoim. Para realizar o feito, Diesel testou diferentes óleos vegetais, até chegar à extração do óleo de amendoim. Ele entrou para a história, portanto, como o engenheiro mecânico franco-alemão que inventou o motor a diesel. 

O motor e seu combustível foram patenteados alguns anos mais tarde da descoberta de Diesel, em 1897, e apresentados oficialmente em 1898, na Feira Mundial de Paris, na França. A partir daí, a tecnologia em questão começou a ser adaptada primeiramente para uso em carros e, depois, locomotivas, caminhões e até navios. O biodiesel é, por definição, um combustível renovável e limpo, que não agride o meio ambiente e, ainda, tem funções sociais e econômicas relevantes para o país e para o mundo. Ele é derivado de óleos e gorduras, de fonte vegetal ou animal, e passa por processos químicos para sua transformação, adicionado ao diesel em uma mistura de 10% e 90%, respectivamente. 

Atualmente, apesar de o biodiesel originado de plantas ser a quarta maior fonte de energia renovável utilizada no mundo, segundo dados da EIA (Administração de Informações de Energia), dos EUA, ele ainda representa apenas 0,4% de todas as matrizes energéticas disponíveis no mundo — o que significa que existe um mercado em potencial a ser explorado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *