O Ministério da Fazenda anunciou nesta segunda-feira (27) o retorno da cobrança integral de Pis/Cofins e Cide sobre combustíveis, com alíquotas diferentes para gasolina e etanol. A pasta alegou que a medida visa onerar mais os combustíveis fósseis, devido ao impacto climático.

Embora ainda não haja definição sobre as alíquotas a serem cobradas sobre cada tipo de combustível, a expectativa é que haja uma recuperação integral da arrecadação do setor, que havia sido estimada em pouco mais de R$ 28 bilhões pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A decisão de não cobrar impostos sobre os combustíveis havia sido tomada por meio de uma medida provisória editada no início deste ano, que mantinha a desoneração sobre gasolina, diesel, gás natural veicular, gás liquefeito de petróleo, querosene avião e biodiesel até esta terça-feira (28). No entanto, internamente, houve uma queda de braço entre a ala política e a ala econômica do governo, que decidiu pela retomada da cobrança de impostos, diante da perspectiva de impacto nas contas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!