Sistema de energia solar fotovoltaica garante economia, menos impactos ambientais e oportunidade de investimentos

A energia elétrica é um recurso essencial para o desenvolvimento de muitas atividades no dia a dia. No contexto atual, em que a demanda por eficiência energética cresce a cada dia, os consumidores e o mercado buscam fontes de energia úteis, mais econômicas, com menos emissão de poluentes e com mais qualidade. Nesse cenário, a energia solar fotovoltaica se destaca pelas suas características e inúmeras vantagens para clientes residenciais ou comerciais.

A geração de energia solar se dá com a captação da luz e suas partículas, chamadas fótons, que, quando entram em contato com átomos presentes nos painéis solares, criam uma corrente elétrica capaz de ser convertida e utilizada para atender as necessidades dos diversos tipos de estabelecimentos.

Nesse quesito, os sistemas fotovoltaicos já mostram uma grande vantagem em relação a outros processos. Diferente de outros sistemas que precisam da construção de barragens em cursos d’água ou da queima de combustíveis fósseis, como ocorre nas hidrelétricas e nas termoelétricas, a energia solar utiliza recurso renovável e que está à disposição de todo o planeta.

“A energia solar contribui para o meio ambiente porque ela não faz liberação de gases tóxicos que causam o efeito estufa, como o dióxido de enxofre, oxido de nitrogênio e dióxido de carbono. Outra questão é que a energia solar funciona através da radiação do sol, que é uma fonte de energia renovável e extraída de forma natural”.

Com isso, a energia fotovoltaica contribui para que os clientes tenham benefícios diretos em aspectos econômicos, por exemplo. A economia com energia solar pode chegar a até 95% nas contas de luz, o que se reflete em outros ganhos. “Outra vantagem é a independência energética que você tem em relação à rede elétrica. Você próprio produz a energia na sua casa e tem a independência de usar o que quiser sem se preocupar com a conta de luz, com o ar condicionado, com os aparelhos eletroeletrônicos, o chuveiro elétrico ou a bomba de água. Além disso os imóveis que contam com energia solar têm uma valorização de 20% no mercado, o custo da instalação do sistema é rapidamente recuperado em favor dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *