Suprema Corte dos Estados Unidos derruba direito ao aborto

Decisão reverteu medida que permitia o procedimento desde 1973

A Suprema Corte dos Estados Unidos deciciu derrubar nesta sexta-feira (24) o direito ao aborto no país, revertendo a decisão instaurada em 1973, conhecida como “Roe contra Wade”.

medida foi tomada diante de uma votação vencida por seis a três. Um rascunho da mudança já havia sido vazado em maio deste ano e representa uma vitória do partido Republicano e conservadores do país.

Apesar da decisãonão quer dizer que o aborto está completamente proibido no país. Agora, cada estado deverá decidir se permite ou não que esse tipo de procedimento seja permitido.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, disse à BBC News Brasil neste sábado (25/6) que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de reverter decisão que garantia o direito do aborto no país é um “grande retrocesso ao direito das mulheres”.

“É uma decisão contra-majoritária que impõe uma agenda conservadora numa sociedade que já havia superado esse problema”, afirmou o ministro, que está na Inglaterra para participar do Brasil Forum UK, evento organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.