Quanto custa construir uma casa?

O grau de complexidade da arquitetura e a escolha de matérias-primas afetam o valor total da construção, bem como a localidade do terreno

Construir o próprio imóvel pode ser uma boa opção para quem quer ter uma casa mais personalizada e adaptada às necessidades da família desde o projeto, diversos fatores podem influenciar no custo total da construção. 

Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), o custo básico de construção varia de acordo com padrão da obra (econômico, normal e de alto padrão). Os valores vão de R$ 1.440,69 por metro quadrado (m²) a R$ 2.084,09/m².

Essa empreitada inclui gastos antes inclusive de começar a erguer as paredes. Um bom projeto com uma equipe de engenharia e arquitetura pode evitar maiores custos durante a execução da obra e problemas futuros.  

Detalhes na hora da escolha das matérias-primas podem encarecer ou tornar mais barata a obra. 

Quanto custa? 

Diversas variáveis influenciam no valor da obra. O Sinduscon-CE calcula mensalmente o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²), que mostra um preço base dos custos de construção por m². 

Os valores servem apenas como referência e podem ser maiores na prática com base em especificidades do projeto e matéria-prima. 

Planejamento e projeto 

O engenheiro civil com especialização em gerenciamento e planejamento de obras Tarciso Rodrigues explica que os custos para uma pessoa construir costumam ser maiores do que os de uma construtora.  

“Quando se constrói para vender você faz um projeto funcional, mas com detalhes que diminuem bastante o custo. Mas quando é uma casa para morar, normalmente a pessoa procura colocar acabamentos com gosto próprio, isso eleva um pouco o custo da edificação em termos de acabamento”, coloca. 

Ele aponta que as escolhas arquitetônicas na fase de projeto influenciam no preço que será gasto futuramente com mão de obra e matéria-prima. Em empreendimento com dois pavimentos em que o segundo andar é muito diferente do inferior tem custos maiores do que se fossem padronizados, ele compara. 

O local do terreno pode influenciar nos custos totais. Caso a obra não esteja dentro de um condomínio fechado, o indicado é contratar segurança privada para evitar furtos. 

Uma forma de economizar é tentar reduzir ao máximo o tempo da obra. É o que também indica o vice-presidente da área de tecnologia do Sinduscon-CE, Jorge Dantas. 

O ideal é orçar com todo o cuidado, decidir antes para executar sabendo dos valores que vai gastar. Se for olhar especificação na hora, pior. Quanto maior o prazo da obra pior, porque tem despesas indiretas, o ideal é que seja o mais rápido possível para que não atrapalhe também no custo

JORGE DANTAS

vice-presidente da área de tecnologia do Sinduscon-CE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.