Porcelanato acetinado e polido? Confira a diferença

A saber: o porcelanato veio para ficar. Sabendo disso, os projetos de interiores utilizam este material em diferentes espaços nos ambientes da casa, como em pisos, paredes, bancadas e entre tantos outros lugares.

O que são porcelanatos?

A produção do porcelanato é realizada a partir de 70% de rochas e 30% de argila. Assim, ele é mais resistente que a cerâmica, por apresentar a porcentagem ao contrário na sua composição: 70% de argila + 30% de rochas. Além disso, queimasse a mistura do porcelanato a mais de 1200ºC e, assim, origina o produto compactado e vitrificado.

Dessa forma, as peças de porcelanato possuem a tendência de ter acabamento e cores uniformes, são resistentes aos fatores químicos e físicos, não mancham com facilidade, são práticas, duram por um bom tempo e apresentam elevada densidade.

Os porcelanatos se dividem em várias categorias como: com bordas boleadas, retificadas (que usam o mínimo de rejunte), com texturas diversificadas (imitando madeira, pedras, entre outras) e com diferentes acabamentos (rústicos, naturais, etc). 

Essa grande variedade de porcelanatos existentes no mercado gera muitas dúvidas nas pessoas na hora da compra e, entre as principais, estão: “usar porcelanato acetinado ou polido?” e “mas o que são cada um desses porcelanatos?”.

Porcelanato acetinado

O porcelanato acetinado possui um acabamento com brilho discreto e leve, o que o torna específico para uso nos espaços internos da casa. Este tipo de porcelanato favorece a construção de um ambiente muito confortável.

Pelo fato de não receber uma camada de esmalte brilhante, é pouco escorregadio e possui menos chances de riscar do que o porcelanato polido. Por esse motivo, indica-se para casas com animais de estimação e para áreas internas.

Entre as vantagens de uso do porcelanato acetinado tem-se: 

  • É muito elegante;
  • Não escorrega tanto em comparação ao porcelanato polido. Assim, se utiliza com mais frequência;
  • É mais fácil para limpar, pois não possui camada de brilho;
  • Apresenta maior resistência, diminuindo a preocupação em causar danos no piso na hora da limpeza;
  • Garante economia;
  • É durável;
  • Bom uso em qualquer ambiente interno da casa.

Com tantas vantagens, recomenda-se o porcelanato acetinado para todos os ambientes internos da casa.

Porcelanato Polido

O porcelanato polido apresenta corte perfeito em sua fabricação, bem como recebe polimento na sua superfície. É extremamente liso e apresenta alto brilho. Assim, tem aparência reflexiva e brilhante.

Entre as vantagens do uso do porcelanato polido têm-se:

  • Refletir a luminosidade;
  • Deixa o ambiente com aparência maior e mais claro;
  • Não acumula sujeira, por ter superfície lisa.

Mas, o porcelanato polido possui algumas desvantagens, como:

  • Por ter superfície lisa e brilhante, sua limpeza não fica perfeita;
  • É escorregadio, se comparado a qualquer outro tipo de acabamento.

Assim, recomenda-se o porcelanato polido para uso em ambientes secos como: salas, quartos, corredores e escritórios.

Logo, não se recomenda usar em cozinhas, banheiros, áreas de serviços e áreas externas, por ser escorregadio.

Merece atenção o fato de que o brilho do porcelanato deixa a superfície mais suscetível a riscos, exigindo uma limpeza com cuidados, usando somente pano úmido e detergente neutro.

Qual escolher, afinal?

A escolha por um ou outro tipo de porcelanato varia de região para região. Assim, sabe-se que a tarefa de escolher o porcelanato não é nada fácil, pois a decisão envolve o gosto do cliente, as características do ambiente, a especificação do fabricante e o efeito desejado.

Algumas pessoas escolhem o porcelanato polido por ser mais elegante, já outras pessoas afirmam que o brilho deixa o ambiente carregado. A sugestão é observar os ambientes decorados e fazer a sua escolha.

Uma dica, é optar pelo porcelanato acetinado, caso você queira transformar os ambientes em locais mais acolhedores, sem gerar desconforto visual. O tom acetinado, por ter pouco brilho, deixa o espaço chique, sem causar cansaço em pouco tempo.

Dessa forma, o porcelanato acetinado é mais seguro para andar, por ser menos escorregadio! Além disso, as principais mostras de decoração utilizam o porcelanato acetinado em sua composição.

Já no caso do porcelanato polido, é também muito bonito, mas, como seu material final reflete, pode acabar gerando um certo desconforto visual.

Por fim, você conheceu hoje as principais diferenças entre o porcelanato polido e o acetinado, assim, será muito mais fácil comprar o melhor tipo para a finalidade que deseja

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.