Bia Ferreira venceu a colombiana Angie Valdes por três rounds a zero na final do boxe até 60kg nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. A brasileira conquistou seu bicampeonato e anunciou sua aposentadoria após os Jogos de Paris 2024, onde busca a medalha de ouro olímpica. Tati Chagas e Keno Marley conquistaram mais duas medalhas para o Brasil. A pugilista ficou com a prata na categoria até 54kg e Keno no 92kg masculino.
É meu último Pan! Fechei com chave de ouro! É meu último ciclo, acho que a gente tem que saber a hora de começar e de terminar. Agora vou atrás da medalha de ouro olímpica. Acho que estou no caminho certo — anunciou Bia Ferreira
A atleta fez uma ótima luta, vencendo os 3 rounds. As parciais foram 3 a 2 no primeiro assalto e 5 a 0 no segundo e no terceiro assaltos. A adversária já era conhecida, visto que as atletas se enfrentaram na final do mundial.
Mais cedo, a brasileira Tatiana Chagas ficou com a medalha de prata na categoria até 54kg. A brasileira perdeu a luta acirrada contra a vice-campeã mundial Yeni Arias.
É histórico o que aconteceu com o boxe brasileiro — comemorou Tati.
Eles me chamam de capitã, mas eu não levo isso como capitã. Eu acho que é mais incentivadora. Quando eu posso, todas elas podem também. — ressaltou Bia, ao falar do boxe feminino no Brasil.
Keno Marley acabou derrotado pelo lendário Julio César. O brasileiro chegou a vencer o segundo round, mas o cubano ficou com a medalha de ouro.
— Eu tô feliz de repetir essa final com o La Cruz, que é um campeão mundial. Nosso primeiro round foi pegado e todos viram a intensidade que foi a luta, foi um resultado dividido, isso mostra que eu estou no caminho certo. Medalha de ouro é sempre ouro, mas saber que estou lutando a mesmo nível que o La Cruz é gratificante pra mim e pra toda a minha equipe. Eu cometi alguns erros, tive algumas deficiências, vou treinar mais para que em Paris não ocorra isso e eu saia com uma dourada”. — comemorou Marley.