O que todo mundo precisa saber na hora de construir

Boa parte das dificuldades que vivemos no canteiro de obras são resultados da falta de planejamento, muitas vezes o cliente tem pressa ou os períodos de chuva reduzem a produtividade, mas todos querem a obra entregue de acordo com o cronograma, então, acompanhe aqui algumas ideias simples que melhorarão muito sua rotina!

1. Planeje a obra

Com o passar dos anos e das obras e a programação se torna mais fácil. Quando bem organizada, essa etapa impacta em menor índice de retrabalhos e mais rapidez para os serviços.

O planejamento deve considerar projetos, sequenciamento de atividades, organização e limpeza do canteiro.

A experiência de saber a ordem dos serviços, facilita muito essa etapa não é? Então aproveite todo o conhecimento que você já tem para programar passo a passo dos serviços a executar!

2. Pesquise os materiais utilizados

Os materiais estão sempre evoluindo, por isso, é importante acompanhar as inovações, verificar as tendências de mercado e conhecer os itens que podem facilitar seu dia a dia.

A pesquisa de materiais deve considerar também o levantamento de preços e aí temos dicas infalíveis:

  • faça cotação em mais de um fornecedor, desta forma é possível comparar os valores encontrados;
  • tente adquirir vários itens no mesmo local. Essa prática facilita a negociação e pode gerar descontos;
  • programe a aquisição de insumos de acordo com o ritmo da obra.

3. Organize o canteiro de obras

Aproveite os espaços de armazenamento e disposição de materiais, essa prática pode lhe ajudar a aumentar a produtividade, economizando boa parte do tempo de deslocamento de materiais, equipamentos e pessoas dentro da obra você otimiza o serviço de sua equipe.

Pense também no recebimento e saída de matérias-primas. Disponha de forma ordenada os espaços como depósitos, escritórios, alojamentos, e demais ambientes de apoio. Ao organizar a logística do canteiro você melhora o ritmo de trabalho.

Por exemplo: deixe ao lado da betoneira os materiais utilizados no concreto (brita, areia, cimento e água), essa atitude simples diminui o vai e volta, portanto, o tempo de sua equipe se torna mais produtivo.

 4. Avalie muito bem as instalações

As instalações elétricas e hidráulicas são muito delicadas e demandam muito tempo durante a execução, sendo assim, estude o projeto e planeje como irá executá-lo.

Também é muito importante conhecer os novos materiais existentes no mercado, muitos deles podem facilitar a instalação, além de, resultar em uma obra mais eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.