Caminhada contra o terrorismo e em apoio a Israel foi convocada pela Fierj (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro)
Milhares de pessoas participaram, neste domingo (15), de manifestação na praia de Copacabana em apoio a Israel, que está em guerra há nove dias na Faixa de Gaza contra o movimento islâmico palestino Hamas.
A “Caminhada contra o terrorismo e apoio a Israel” foi convocada pela Fierj (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro). Os participantes agitavam bandeiras israelenses e brasileiras, entoando cânticos em hebraico.
“Hamas nunca mais” e “Hamas é terrorista” gritavam os manifestantes reunidos desde antes do meio-dia junto à famosa praia carioca.
“Israel não está sozinho. […] Todos os judeus do mundo hoje se unem de alguma forma, seja rezando ou caminhando, pedindo paz; pedindo que as pessoas olhem para Israel e vejam o que está acontecendo”, disse à AFP enquanto marchava Jonathan Oliveira, militar de 31 anos.
“Temos que atacar, porque, se não o fizermos, seremos atacados”, acrescentou.
Perto dele caminhava Fábio Harccun Kac, um engenheiro de 41 anos, vestido com uma camiseta azul e uma bandeira de Israel amarrada ao pescoço e pendurada nas costas.
“Estamos nos manifestando a favor de Israel, por um ato terrorista que matou muitos judeus como não acontecia desde o Holocausto. E não vamos deixar que isso aconteça de novo. Precisamos nos defender”, afirmou.
A embaixada de Israel no Brasil postou nas redes sociais imagens da marcha. “Os manifestantes cantam ‘Am Israel Chai!’, ‘Vida longa ao povo de Israel'”, diz a mensagem de agradecimento.