Mesmo com Bolsa em alta após o anúncio, a visão dos analistas não é muito positiva para o nome; PEC da Transição e equipe do ministério serão monitoradas
Como já esperado amplamente esperado pelo mercado, Fernando Haddad foi anunciado como ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (9).
O nome de Haddad para ministro não é bem visto pelos agentes de mercado. Contudo, como a nomeação do ex-prefeito de São Paulo já era dada como certa nas últimas semanas, o mercado financeiro acabou não reagindo tão fortemente logo após o anúncio.
Às 11h20 (horário de Brasília), pouco depois do anúncio, o Ibovespa subia 0,32%, a 107.592 pontos, em linha com o andamento do índice no início do pregão; meia hora depois, o índice inclusive ganhou força, subindo 0,87%, a 108.179 pontos. Vale ressaltar que o anúncio foi feito às vésperas do jogo das quartas de final entre Brasil e Croácia na Copa (em que o Brasil acabou eliminado), impactando o volume negociado.