Descubra se Você Tem Perfil Empreendedor

Empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidade e desenvolver soluções seja em empresas existentes ou criando novas negócios.

Em função do restrito mercado de trabalho e da falta de oportunidade para milhões de brasileiros, cresce o empreendedorismo no Brasil.

No dicionário, empreendedorismo significa “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”.

Ou seja, é muito mais do que a criação de um novo empreendimento. São pessoas que conseguem inovar e solucionar problemas de outras pessoas, empresas ou sociedade, de forma com que promovam desenvolvimento e criem valores.

Tipos de empreendedorismo

Com 4.244 milhões de empreendedores no Brasil, há diversos tipos de empreendedorismo. Conheça alguns deles:

Empreendedorismo empresarial

Relacionado com o ato de criar o próprio negócio, oferecendo produtos ou serviços. Os empreendedores são essenciais para o crescimento da economia da economia brasileira. As pequenas e médias empresas, em 2019, foram responsáveis por cerca de 382,5 mil novas vagas. O montante representa 57% do total de postos de trabalho com carteira assinada.

Empreendedorismo corporativo

São ações que visam a identificação, o desenvolvimento e a implementação de novas estratégias em negócios já existentes. O objetivo é promover a inovação na rotina das empresas e, com isso, aumentar as chances de sucesso.

Empreendedorismo social

Como o nome sugere, esse tipo de empreendedorismo tem como objetivo promover soluções e melhorias em problemas existentes dentro de uma sociedade ou comunidade. Isso é feito por meio ideias e projetos, os quais podem gerar desenvolvimento, qualidade de vida, cultura e outros benefícios coletivos.

O perfil de um empreendedor de sucesso

Por mais que muitas pessoas busquem ter seu próprio negócio ou inovar de outras maneiras, algumas podem não ter as características essenciais de um empreendedor e acabem não tendo sucesso em suas ações.

Para saber se você tem as qualidades necessárias ou se é necessário trabalhar para adquiri-las, confira algumas delas:

Iniciativa

Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática pode não ser uma tarefa fácil quando se tem muitas pessoas opinando contra. Porém, um empreendedor consegue enxergar as boas oportunidades e toma a iniciativa mesmo assim.

Capacidade de planejar

Antes de abrir qualquer negócio ou colocar uma ideia inovadora em prática, é necessário analisar uma série de fatores, como o público-alvo, o investimento e a margem de lucro ideal. E um bom empreendedor não abre mão disso! No momento de iniciar um novo empreendimento, ele se planeja e consegue observar os caminhos para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Liderança

Ter noção de gestão e saber a arte de liderar são características essenciais de um empreendedor. Por mais que ele sempre tenha sido funcionário de uma empresa, por exemplo, já utiliza sua capacidade de liderança junto à equipe e isso contribui para o bom desenvolvimento do negócio.

Já aqueles que possuem um negócio, porém ficam mais presos à parte técnica e têm dificuldades em gerir, devem contar com profissionais que tenham essa competência.

Perseverança

O início de um negócio nunca é fácil. Além de o empreendimento ainda não contar com clientela formada, o que assusta de início, pode ser que as ideias colocadas em prática a princípio não sejam as melhores. E o empreendedor de sucesso sabe disso, não desiste e ainda aproveita as situações negativas para transformá-las em ações positivas e prósperas.

A única forma de alguém se tornar um empreendedor é empreendendo! Não há outro jeito, a não ser colocando em prática o que está na imaginação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.