Como cuidar bem do seu sofá

O sofá é um daqueles móveis que vale investir por conta do conforto e da praticidade que pode oferecer por muitos anos. Mas, para que a peça dure mais, são necessários alguns cuidados. 

Quase invisíveis, partículas de sujeira se acumulam no estofado em pouco tempo. É necessário mantê-lo livre de pó e fuligem para prevenir doenças. Além disso, cobrir o sofá com mantas impermeáveis ajuda na manutenção e pode prolongar a vida útil do móvel. A boa manutenção é feita com o aspirador de pó uma vez por semana.

Vale lembrar que a aplicação desses produtos é de difícil remoção. O mesmo vale para as misturas caseiras, principalmente as que levam vinagre. Informe-se muito bem antes de sair aplicando qualquer solução milagrosa no seu sofá.

Acidentes acontecem. Atenção caso caia comida no sofá, especialmente envolvendo alimentos oleosos. A água é um solvente natural e pode ajudar a evitar que a marca se fixe totalmente até ser possível chamar um especialista para avaliar e tentar realizar a remoção.

Para lares com animais de estimação, a aspiração pode ser mais frequente, a fim de eliminar os pelos que se espalham por todos os cantos. É indicado também o uso de mantas para cobrir as áreas onde os gatos ou cachorros sobem.

A periodicidade para chamar uma empresa de limpeza de estofados varia de um ano a seis meses. As necessidades mais frequentes se dão caso o sofá seja muito usado ou fique em um local que recebe muita luz natural, o que aumenta as chances de rachaduras no estofado, devido à falta de hidratação. A limpeza profissional, se feita com os equipamentos e produtos corretos, elimina não só a sujeira da superfície do tecido, mas também aquela que não é visível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.