Por Redação atualizado 10/12/2024 as 11h44

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, está em recuperação após passar por uma cirurgia bem-sucedida para a drenagem de um hematoma decorrente de uma hemorragia intracraniana. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o procedimento foi realizado para tratar um hematoma frontoparietal localizado fora do cérebro, identificado após uma queda sofrida em outubro, quando Lula bateu a cabeça no banheiro do Palácio da Alvorada.

Os sintomas que levaram à cirurgia foram dores de cabeça e sonolência, relatados pelo presidente na última segunda-feira (9). A equipe explicou que a cirurgia durou cerca de duas horas e teve o objetivo de descomprimir o cérebro e tratar completamente o hematoma. Segundo o neurologista Rogério Tuma, esses casos são comuns em pessoas idosas após quedas, já que o hematoma pode aparecer meses após o trauma.

O presidente permanecerá em observação na UTI por 48 horas, como precaução, mas a previsão é que retorne para casa no início da próxima semana, com a retomada gradual de suas atividades, dependendo da evolução clínica. O cardiologista Roberto Kalil, um dos médicos responsáveis pelo acompanhamento do caso, tranquilizou a população afirmando que não há necessidade de exames frequentes e que Lula poderá retomar sua rotina sem restrições permanentes.

Inicialmente, Lula foi atendido na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, mas foi transferido para São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), após uma avaliação médica. Segundo Kalil, a decisão foi estratégica, visando o melhor acompanhamento do caso, e não por falta de estrutura no hospital de Brasília.

Durante entrevista anterior, Lula havia mencionado a queda que causou o trauma, relatando que perdeu o equilíbrio ao se levantar de um banco no banheiro do Palácio da Alvorada, o que resultou no impacto. Por enquanto, apenas a primeira-dama Janja está autorizada a visitar o presidente no hospital.

Embora não haja indicações de complicações futuras, a equipe médica continuará monitorando o quadro de Lula para garantir sua recuperação completa.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!