Com arquibancadas vazias 7 de setembro de Brasília já é um dos mais fracos da história;

Durante a gestão deJair Bolsonaro, os desfiles de7 de setembro em Brasília mobilizaram milhares de pessoas de todo o país, para prestigiar o evento, envolto pela atmosfera política. A onda patriótica passou. No desfile que ainda está acontecendo, as ruas de Brasília estão vazias e arquibancadas vagas, em outras regiões do Brasil acontece o mesmo.

Parlamentares da oposição e usuários de redes sociais de direita estão usando o lema “fique em casa” para convocar as pessoas a boicotar as celebrações do 7 de Setembro, Dia da Independência, na quinta-feira, em protesto contra o atual governo e os militares.

Este será o primeiro 7 de Setembro do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente. O lema “fique em casa” remete ironicamente à frase usada durante a pandemia da Covid-19 por defensores da teoria do isolamento social como forma de contenção da doença.

O boicote tem como principais alvos o próprio presidente Lula e as Forças Armadas. Militares têm sido chamados de “melancias”, em alusão ao fardamento verde e a inclinação ao esquerdismo, simbolizada pela cor vermelha – assim como a fruta, os militares seriam, conforme a analogia, verdes por fora e vermelhos por dentro.

Nas redes sociais da Marinha, da Força Aérea e, principalmente, do Exército, cada nova postagem recebe comentários em alusão ao movimento de boicote ao 7 de Setembro, com mensagens de indignação contra os militares. A principal razão da insatisfação é o tratamento dado por militares aos manifestantes do 8/1.

Usuários de direita nas redes sociais têm compartilhado imagens incentivando o “fique em casa” e memes ironizando os militares. Parlamentares de direita também se manifestaram nas redes para reforçar a campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *