Considerado o melhor futebolista de todos os tempos por muitos especialistas, ele conquistou três Copas do Mundo representando a seleção brasileira, além do bicampeonato da Libertadores da América, do Mundial de Clubes e do hexa do Brasileirão com a camisa do Santos Futebol Clube

nesta quinta-feira, 29. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu aos 82 anos. Uma das filhas do Rei do Futebol, Kelly Nascimento confirmou a informação em seu perfil no Instagram. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”, escreveu. O Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele estava internado, afirmou, em boletim médico, que o ex-atleta faleceu às 15h27, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, Pelé despontou no Santos com somente 15 anos de idade, chegou à seleção brasileira um ano depois e levantou o seu primeiro título com a Amarelinha aos 17, ajudando o Brasil a ganhar a sua primeira Copa, em 1958, na Suécia – o craque marcou três vezes na semifinal contra a França e ainda anotou dois gols na grande decisão diante dos anfitriões. No Santos, Pelé permanece com o status de maior ídolo da história. Desfilando o seu talento por cerca de 18 anos no time da Vila Belmiro (1956 – 1974) , o atacante não só faturou 24 títulos (veja a lista completa abaixo), como anotou 1.091 gols em 1.116 partidas e ajudou a divulgar o nome do clube mundialmente, não só como protagonista nas conquistas, mas também quando era atração das expedições da equipe ao redor do planeta – na época, era comum o Peixe marcar vários amistosos em lugares como Europa e África.

Representado a sua nação, Pelé foi igualmente vitorioso. Além da já citada Copa do Mundo de 1958, o Rei do Futebol esteve no bicampeonato, quatro anos depois, em 1962, quando se machucou na segunda partida da competição, mas incentivou seus companheiros ao título, no Chile. No Mundial seguinte, é verdade, o craque e o restante da seleção naufragaram no torneio realizado na Inglaterra. Em 1970, no entanto, Pelé viveu o seu melhor momento com a camisa verde e amarela, levando o Brasil ao tri e se consagrando como o melhor da competição realizada no México. No ano seguinte, fez seu jogo de despedida em um Maracanã abarrotado, que contou com mais de 138 mil pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *