Dicas para economizar energia Elétrica

Muitos equipamentos consomem energia mesmo que não estejam sendo utilizados quando estão na tomada. Carregadores de celular/notebooks e outras fontes de alimentação são exemplos.

O consumo não é tão alto, mas deixar equipamentos na tomada o mês inteiro, bem como carregar o notebook com a bateria cheia, é o mesmo que deixar o chuveiro ligado sem ninguém para tomar banho.

Boa parte da energia que é consumida nas residências vem da lâmpadas que são usadas para iluminar o ambiente. Com certeza, ninguém quer abrir mão de um ambiente iluminado.

Porém, em muitos lugares, as lâmpadas utilizadas não são tão eficientes, e desperdiçam energia na forma de calor. Evite lâmpadas incandescentes, e procure utilizar lâmpadas fluorescentes de baixa potência ou LEDs.

Outra medida simples, mas eficiente, é limpar os lustres regularmente. Manter eles livres de poeira e insetos faz com que a luminosidade das lâmpadas seja melhor aproveitada.

Hoje em dia, muitos dispositivos podem ser usados sem estarem conectados à rede energia. Mesmo assim, a energia que é gasta nesses dispositivos é paga, seja através de baterias que precisam ser repostas ou quando são conectados na tomada para recarregar. Por isso, sempre que não for utilizar algum desses dispositivos, lembre-se de desligá-lo, e no caso dos computadores, de atualizar o Windows antes!

Aparelhos que fazem algum tipo de mudança de temperatura, seja uma estufa elétrica ou geladeira, precisam de muita energia para executar a sua função. Mas, mesmo estando ligadas o tempo todo, é possível diminuir o consumo controlando a sua potência. A maioria das geladeiras possuem níveis de resfriamento, e em épocas mais frias do ano, os níveis mais baixos são suficientes para conservar o alimento. Essas mudanças periódicas garantem um uso mais eficiente das geladeiras e reduzem boa parte do consumo. Além disso, manter a geladeira o mais longe possível de fontes de calor, como o fogão e forno elétrico, evita um consumo exagerado de energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.