Noticias de ultima hora

Tudo que você precisa saber antes de iniciar uma reforma

O acompanhamento de um profissional desde o projeto até a execução é fundamental para garantir bons resultados

Existem diversas razões que podem levar a necessidade da reforma, como problemas estruturais para ampliação do imóvel, infestação por pragas, ou até mesmo, o desejo de dar um ar mais moderno ao ambiente. Reformar a casa também é uma ótima oportunidade de inspecionar toda a instalação elétrica e hidráulica a fim de verificar se não há nenhum vazamento, fissuras, rachaduras ou infiltração.

Contratar um profissional habilitado para elaboração de projetos e fiscalização da obra;

Aprovar todos os projetos antes do início dos serviços, para evitar retrabalhos.

O mais importante de tudo é que todas essas ideias sejam colocadas no papel com o auxílio de um profissional durante o projeto da reforma a fim de verificar a viabilidade de cada ação e também evitar dores de cabeça no futuro. “Os acessórios a serem comprados para os reparos deverão estar especificados em projetos (elaborados por profissionais habilitados) e de acordo com as Normas Brasileiras vigentes.

Conheça os profissionais envolvidos no processo de reforma:

Arquiteto: é o profissional que irá desenhar e administrar o projeto da reforma;

Engenheiro: é o profissional que irá fazer os cálculos da estrutura bem como acompanhar a execução;

Empreiteiro: irá cuidar para que a reforma saia de acordo com as especificações dentro do cronograma e de acordo com as especificações de projeto;

Mestre de obras: esse profissional está encarregado do recebimento de materiais e também da contratação de mão-de-obra, além de acompanhar o serviço no dia a dia.

Muitas vezes, o consumidor fica perdido e não sabe quais profissionais devem ser contratados, quais os tipos de materiais utilizados na construção e reforma e quais acessórios precisa comprar para algumas etapas de obras e de reformas que podem ser simples, como troca de cores, texturas e móveis de lugar ou, então, mais complexa, como troca de piso ou revestimento de paredes do banheiro ou cozinha ou até mesmo quebra de paredes para ampliar o ambiente comercial ou residencial. “É muito importante estabelecer um cronograma de compra, pesquisar lojas e combinar o pagamento da mão-de-obra dentro de um orçamento que caiba no bolso tudo entra no planejamento