Noticias de ultima hora

Higiene:como deixar a barba sempre limpa

A barba, uma característica que nunca sai de moda, exige, assim como os cabelos, alguns cuidados para estar sempre bonita e chamativa. E, nesse sentido, um dos principais quesitos é a limpeza, principalmente porque a higiene da barba requer alguns procedimentos que devem ser realizados diariamente. 

Apare sempre que possível

Deixar a barba crescer é muito bom! No entanto, também vale a pena se preocupar com o comprimento dos fios e se ele está de acordo com o que se deseja, verificar se o alinhamento está correto e evitar que os pelos comecem a entrar na boca. Por isso, cuidar do crescimento da barba e dar-lhe alguns retoques é de grande importância, afinal, nem sempre ela aumentará de maneira uniforme. Assim, uma máquina elétrica, uma tesoura e um pente dão conta do recado. Mas se tiver dificuldade, procure um barbeiro.

Cuide das espinhas

É um erro adotar o visual barbado para esconder as espinhas, pois a barba costuma tornar a pele ainda mais oleosa, e isso contribui com o desenvolvimento da acne. Caso tenha esse problema, o ideal é manter o rosto sempre limpo, como foi dito, com mais de uma lavagem por dia e com o uso de cremes que ajudam no tratamento. Se o número de espinhas aumentar, procure um dermatologista.

Trate corretamente a descamação

A caspa, muitas vezes causada pela oleosidade excessiva, também pode afetar a barba. A dermatite seborreica afeta muitos homens, e a primeira ação que eles precisam tomar é tratar a pele com hidratantes indicados para conter a descamação. O uso de shampoo anticaspa, creme ou esfoliante na barba também é aconselhado.

Nunca deixe de hidratar

Alguns produtos são indicados para a hidratação e são fáceis de serem encontrados tanto em casas especializadas quanto na internet. Conheça os principais:

  • Shampoo para barba: Responsável por limpar os fios e iniciar a hidratação da pele.
  • Balm: Minimiza coceiras e irritações. É indispensável para os pelos que estão crescendo.
  • Óleo de barba: Dá a sensação de maciez, facilita o barbear. Sua composição também hidrata, refresca e lubrifica os fios e torna a barba mais macia e homogênea.
  • Pasta Esfoliante: Esfolia e atua também na revitalização da pele e na absorção da oleosidade.

Pensar que basta um sabonete e uma lâmina para aparar a barba é completamente errado. O cuidado ideal se dá por meio de produtos específicos, como os listados acima. Sabonetes, nesse processo, ressecam a pele, não permitem que a lâmina deslize com eficiência e ainda podem irritar a pele.