A importância da nutrição para a saúde

A vida é nutrida por alimentos e as substâncias das quais ela depende são os nutrientes.Cada nutriente exerce uma função em nosso corpo. Na prática, dividimos os alimentos em 3 grupos:

ú Construtores
ú Energéticos
ú Reguladores

As proteínas tem função construtora, são responsáveis pela formação de anticorpos, hormônios, fornecem aminoácidos para a síntese protéica, construção e manutenção dos tecidos do corpo e ainda, como fonte de energia, fornecem 4 calorias/g. Elas estão presentes em todas as células do corpo. Os alimentos desse grupo são: leite e derivados, carnes, ovos, feijão e leguminosas.

Os carboidratos são os energéticos, que são o combustível de que dispomos para realizar as tarefas do dia-a-dia. São responsáveis pela integridade do sistema nervoso, medula, células vermelhas do sangue. Como fonte de energia, fornecem 4 calorias/g. Os alimentos são: arroz, batata e feculentos, massas, pães …

Os óleos, gorduras e açúcar são os energéticos-extra e também desempenham funções importantes. Gorduras e óleos conferem sabor, veiculam vitaminas, dão saciedade, fornecendo como energia 9 calorias/g.
As vitaminas e minerais são os reguladores, cada uma desempenha uma função específica em nosso corpo. Em geral são responsáveis pelo funcionamento adequado do organismo. São as verduras e legumes.

Outro item importante é a água. Ela é fundamental para todos os processos metabólicos do organismo, como a digestão, absorção e excreção.é?um componente essencial dos tecidos do corpo, regula a temperatura corpórea etc.

Cada alimento fornece uma quantidade de calorias e nutrientes diferentes. Por isso, para equilibrar um cardápio você deve incluir pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição, respeitando as quantidades que devem ser adequadas para você.

Lembre-se de que o excesso de calorias se armazena na forma de gordura, alterando o seu peso ideal.
Para se ter uma vida saudável é preciso associar dieta adequada e atividade física. Só assim seu corpo responderá com saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *