Tudo que você precisa saber sobre a Assembleia Geral da ONU

A partir desta terça-feira, líderes mundiais reunidos em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas deverão ter como principal item à mesa as mudanças climáticas.

O encontro anual da Assembleia Geral, agora em sua 74ª edição conta com dezenas de presidentes e primeiros ministros. Seguindo a tradição em que o Brasil inaugura os discursos no púlpito, o presidente Jair Bolsonaro deverá tratar também do tema – apesar do conteúdo da sua fala e seu impacto ainda serem cercados de dúvida. Isto porque, desde o início de seu mandato, o governo vem operando uma alteração profunda na política internacional, combatendo o que chama de globalismo, climatismo e ideologia de gênero, o encontro anual do órgão já é há décadas palco para alguns dos eventos mais importantes da história mundial recente.

O que são as Nações Unidas e sua Assembleia Geral?

As Nações Unidas são uma organização internacional formada em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de garantir a paz no planeta. Hoje, ela inclui 193 países que são membros efetivos e dois Estados não-membros – a Santa Sé (área sob a jurisdição do papa) e a Palestina.

Sua conferência anual acontece durante quinze dias a cada mês de setembro na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos. Dentro deste intervalo, a sessão principal, chamada de “debate geral”, dura quatro dias.